EncontrosCiclo de Encontros das Casas de Acolhimento Residencial da Arquidiocese de Braga
É essencial “abraçar os desafios” e atender à realidade atual e concreta do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo. A necessária mudança de paradigma não é já uma surpresa e desafia-nos a uma colaboração e mobilização estratégica, responsável, consistente e desejavelmente célere. É salutar analisar os novos modelos de intervenção, mais permeáveis às necessidades das crianças e jovens e que assentam em modelos mais especializados, potencialmente reparadores e dotados de permanente qualificação.
A Casa de Acolhimento do Colégio de São Caetano, em cooperação com D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz da Arquidiocese de Braga, pretende promover anualmente o Ciclo de Encontros “COLABORAR”, destinado às casas de acolhimento de crianças e jovens que dependem da Arquidiocese de Braga e que concentram em si o desafio da colaboração e união em torno de raízes e propósitos comuns.
Pretendemos reunir as nossas Casas e proporcionar um espaço de reflexão, de verdadeira colaboração e de procura de soluções e talentos que contribuam para a responsabilidade permanente de mudar e inovar. Que tipo de serviço podemos e devemos dar no antes, durante e após acolhimento.? Que condições e estratégias pode uma instituição de acolhimento criar visando a segurança, o bem-estar, a saúde, a formação, a educação e o desenvolvimento? A passagem pelo acolhimento familiar ou residencial corresponde à adequada satisfação das necessidades individuais das crianças e jovens e ao exercício efetivo dos seus direitos?
Neste evento queremos juntar pessoas da área para refletir e considerar os mais recentes dados, experiencias e inovações. Para o primeiro Ciclo de Encontros “COLABORAR|2018”, com o tema “Abraçar os Desafios”, contamos com a participação amiga e influente da Dra. Filomena Bordalo, assessora da Direção para a área da cooperação da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS). As casas de acolhimento convidadas a participar pertencem, este ano, ao concelho de Braga, perspetivando-se, em próximos encontros, o alargamento à participação de outras Casas. Contamos, então, com presença colaborativa do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, do Colégio Nossa Senhora das Graças, do Instituto Monsenhor Airosa, do Lar D. Pedro V, da Oficina de S. José e do Colégio de São Caetano.
Perspetiva-se que o Ciclo de Encontros “Colaborar” se realize no último trimestre de cada ano, ao longo de três encontros. Dirige-se aos elementos das direções e diretores técnicos das Casas. Dos encontros resultará um documento oficial com a síntese dos assuntos abordados e as principais conclusões alcançadas.
Objetivos:
- Debater os temas associados à realidade atual do acolhimento residencial de crianças e jovens e à adequação das respostas existentes; considerar os dados recentes do relatório Casa 2017;
- Reavivar o sentido de pertença comum, de identidade de cada Casa e de missão assertiva e eficiente;
- Estabelecer estratégias colaborativas de reflexão, organização e intervenção como resposta aos desafios atuais e futuros do acolhimento;
- Extrair propostas de atuação que melhorem a capacidade adaptativa permanente de cada Casa face aos desafios que se colocam.
Encontros Programados:
1.º Encontro (dia 29-11-18, 5ª feira, das 10:00h-13:00h): Com este encontro pretende-se definir o retrato atual das Casas; perceber as necessidades sentidas nesta área de intervenção quer a nível de serviços/respostas quer a nível do perfil das crianças e jovens de hoje; identificação de temas a serem tratados nos encontros seguintes.
2.º Encontro (dia 06-12-18, 5ª feira, das 10:00h-13:00h): Pretende-se clarificar a identidade e missão das Casas de Acolhimento Residencial da Arquidiocese; abordar os desafios atuais de intervenção.
3.º Encontro (dia 14-12-18, 6ª feira, das 10:00h-13:00h): Com este último encontro objetiva-se clarificar e definir o que conhecemos e o que precisamos; debater as mudanças e outras perspetivas de intervenção com vista a qualificar cada vez mais as nossas respostas; linhas de futuro e estratégias e seguir.