https://colegiodesaocaetano.pt/wp-content/uploads/2020/02/ColegioSaoCaetano_website_02_imagens-02.png

VALÊNCIASCasa de Acolhimento Residencial

E se é verdade que é no seio da família que a maioria das crianças e jovens crescem em autonomia e dignidade, também é um facto que é exatamente nesse seio que, por razões quase sempre multifatoriais e muito complexas, poderão ocorrer situações em que os seus diretos fundamentais não são plenamente cumpridos, deixando-as em situação de vulnerabilidade geradora de riscos ou mesmo perigos para a sua segurança, bem-estar, saúde, formação, educação e desenvolvimento.

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e os Tribunais são as instituições oficiais que, pela aplicação de diferentes medidas, garantem estes direitos fundamentais. A Casa de Acolhimento é uma dessas medidas.

A nossa Casa

A Casa de Acolhimento Residencial do Colégio de São Caetano tem como finalidade principal acolher, proteger e promover. Acolhemos crianças e jovens em situação de perigo, de ambos os sexos, com idades, aquando da entrada, que vão dos 6 aos 18 anos. O acompanhamento poderá manter-se até aos 25 anos sempre que existam processos educativos ou de formação profissional. A nossa Casa de Acolhimento Residencial dispõe de três Unidades Funcionais, denominadas: Amanhecer, Bússola e Horizonte.

Contacte-nos!
Email: car.colegiodesaocaetano@gmail.com

O que fazemos

Abrimos as portas da nossa Casa e disponibilizámos um espaço seguro e de crescimento. Acolhemos todos com um sorriso sincero e um abraço amigo, garantindo total dedicação, cuidado e carinho.

PRIMEIRO

Precisamos conhecer muito bem cada criança ou jovem e a sua família; entender bem as suas necessidades individuais; os seus gostos particulares; as suas experiências passadas; a sua origem social, étnica, cultural e religiosa; o seu contexto e vivência familiar; o seu estado de saúde; o seu desempenho escolar; as suas relações privilegiadas; o seu sentir; enfim, a sua história individual.

SEGUNDO

Pelo afeto, empatia, compromisso e pela intencionalidade em tudo que fazemos, procuramos fomentar um conjunto de atividades com vista a dar resposta às necessidades das crianças e jovens, promovendo o seu pleno desenvolvimento e contribuindo esperançosamente para o seu futuro.

TERCEIRO

Sabemos que a nossa intervenção, limitada no tempo e no espaço, é transitória. O acolhimento decorre pelo tempo estritamente necessário e de acordo com o projeto de vida de cada um, seja ele de reintegração familiar, reinserção e pleno desenvolvimento, ou total autonomia.

Como funcionamos

A Casa da Acolhimento funciona 24/24 horas, ao longo de todos os meses do ano, sábados, domingos e feriados.

Dispomos de uma Equipa Técnica pluridisciplinar que apoia a Casa nas suas diferentes Unidades; uma Equipa Educativa por Unidade, para o acompanhamento socioeducativo das crianças e jovens; e uma Equipa de Apoio que integra colaboradores de serviços gerais.

Gostamos muito do que fazemos e gostamos de o fazer bem, sendo a qualidade do nosso trabalho uma das nossas preocupações naturais.
Dependemos então do profissionalismo dos nossos funcionários, da colaboração e cooperação com inúmeros profissionais e serviços da comunidade e do contributo e solidariedade de inúmeros voluntários.

Conjuntamente garantimos o bom funcionamento da Casa e a eficácia do acolhimento individualizado, transformador e positivo para cada criança e jovem.

Conheça a nossa Equipa
Ser voluntário

Modo de funcionamento

O nosso modelo de funcionamento privilegia a relação afetiva como principal elemento de intervenção, individualizando o acolhimento de acordo com o perfil de necessidades e problemáticas de cada criança e jovem.

Apostamos num ambiente de vida pensado e organizado para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de autonomia.