Encontros“RELAÇÃO DE VINCULAÇÃO – Desenvolvendo Competências Básicas de Intervenção”

5 de Dezembro, 2019
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O Colégio de São Caetano, no período de 7, 14, 21 e 28 de Novembro de 2019, realizou a ação de formação “RELAÇÃO DE VINCULAÇÃO – Desenvolvendo Competências Básicas de Intervenção”, prevista nos objetivos de formação do Projeto Casa+. Contou, portanto,  com a participação de elementos das equipas técnica e educativa das 5 Casas de Acolhimento abrangidas pelo Projeto: Centro Social Padre David de Oliveira Martins, Colégio de São Caetano, Colégio Nossa Senhora das Graças, Instituto Monsenhor Airosa, e Oficina de S. José.

APRESENTAÇÃO

As experiências de vinculação exercem um papel crítico na construção de esquemas mentais que regulam o funcionamento interpessoal dos indivíduos (Greenberg, Speltz & Dekleyn, 1993). Ocorrendo desde os primeiros meses de vida da criança, estas experiências começam a delinear os processos de construção da personalidade (Bowlby, 1969/1982). Fuertes (2012) sublinham que, a vinculação pode assim ser simultaneamente uma força (sempre que a família/cuidador é uma base segura), ou uma fragilidade (p.e. em casos de risco, por mau trato ou abuso).

As práticas de intervenção precoce não podem ignorar este domínio central do desenvolvimento infantil (Greenberg, 2005). Neste sentido, é pertinente reforçar esta área de conhecimentos, para que os diferentes profissionais possam contribuir para a construção de relações significativas. No caso das crianças e jovens em acolhimento, existem desafios particulares ao desenvolvimento e manutenção destas relações de qualidade, seja pelas histórias de negligência e mau trato que fazem parte da sua vida, seja por dimensões inerentes ao funcionamento das instituições.

OBJECTIVOS FORMATIVOS

  • Analisar e discutir a importância do processo de vinculação no desenvolvimento infantil;
  • Descrever os principais modelos e perspetivas teóricas no âmbito da vinculação;
  • Conhecer processos de avaliação da qualidade de vinculação;
  • Adquirir e desenvolver competências de observação e análise do processo de vinculação;
  • Conhecer o impacto dos conhecimentos adquiridos, nas práticas diárias dos profissionais, na relação/envolvimento profissional-criança e jovem;
  • Vivenciar em termos pessoais, situações de interação verbal e não-verbal, características dos processos comunicativos de vinculação, analisando o seu significação relacional;
  • Refletir acerca das práticas adequadas e detetar possíveis melhorias na interação diária com as crianças e jovens acolhidas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Aspetos teóricos e práticos no âmbito da teoria da vinculação, com contributos da investigação;
  • Teoria da vinculação na infância e adolescência, analisando a sua ligação ao perfil atual das crianças e jovens em acolhimento residencial;
  • implicações dos tipos de vinculação no desenvolvimento das crianças e jovens;
  • Análise e discussão de casos envolvendo perturbações da esfera da vinculação.

INFORMAÇÕES

  • Tempo de formação: 7, 14, 21 e 28 de Novembro de 2019
  • Horário: das 09:30 às 13:00 (total de 14 horas)
  • Local: Colégio de São Caetano

FORMADOR

João Faria – Psicólogo Clínico e da Saúde

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração da formação; A atribuição do certificado de participação depende da frequência descrita.

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